Eu Amo Itapema

30/recent/ticker-posts

História de Itapema e origem do nome da cidade

historia de itapema


💗Itapema é o município que recebe turistas de todo o Brasil durante o ano inteiro. Muitas pessoas passam por aqui sem conhecer a história dessa bela cidade. 
Neste post apresentamos a história de Itapema de acordo com nossas pesquisas via wikipédia e google.


Qual a etimologia do nome Itapema?
Encontramos duas possibilidades para o nome Itapema a primeira seria uma referência a um dos nomes populares do gavião tesoura.
A outra uma expressão tupi itapeba (pedra achatada).

história de itapema




Itapema Santa Catarina



Quais foram os primeiros habitantes da cidade?
Os primeiros habitantes foram os povos caçadores que por volta do ano 1000 foram derrotados por indios carijós. Estes foram escravizados pelos colonos de origem européia.



Qual foi o primeiro nome de Itapema?
A primeira denominação de Itapema foi Vila de Santo Antônio de Lisboa ou Tapera, termo que estava relacionado ao modelo de suas moradias.
 Por volta de 1670 já haviam algumas casas de pescadores e colonos .



 A economia de Itapema baseava-se na pesca, na plantação de milho, mandioca e outros produtos como melancia, farinha, café e arroz. Ao fim do século XIX Itapema recebe visitas de imigrantes de origem alemã, italiana e espanhola mesclando-se a população de origem açoriana.




historia e origem do nome de itapema santa catarina


Leia também você vai amar:


Um terrível ataque de piratas
Em 1800 um ataque de piratas fez com que muitos vazassem de Tapera . Após cinquenta anos depois já em 1850 Tapera foi denominada Vila pertencendo ao município de Porto Belo.






Quando foi que Itapema se tornou município?

  Por iniciativa do vereador (pelo instinto PSD) Olegário Bernardes, que também representava o distrito, foi elaborado um projeto de lei para a criação do Município de Itapema, sendo aprovado pela lei estadual 28 de fevereiro de 1962, assim, o governador do Estado, Celso Ramos, nomeou como primeiro prefeito provisório, em 21 de abri de 1962, o Sr. Osni dos Santos.


Distrito criado com a denominação de Itapema pela Lei Municipal n.º 28, de 30-12-1904, subordinado ao município de Porto Belo.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933 o distrito de Itapema figura no município de Porto Belo. 
No quadro fixado para vigorar no período de 1944 a 1948 o distrito de Itapema permanece no município de Porto Belo.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-07-1960.Elevado à categoria de município com a denominação de Itapema pela Lei Estadual n.º 814, de 28-02-1962, sendo desmembrado de Porto Belo. 
Sede no antigo distrito de Itapema. Constituído do distrito sede. 
Instalado em 21-04-1962.Em divisão territorial datada de 31-12-1963 o município é constituído do distrito sede. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014



Atualmente, Itapema é o 24º maior município de Santa Catarina, tendo o 2º maior crescimento populacional de Santa Catarina e o 23º do Brasil em 2015 com 3,77% comparado ao ano anterior segundo estimativas do IBGE de 2015. Itapema também é o 3º município que mais recebe turistas no Estado de Santa Catarina e vem investindo amplamente em obras de infraestrutura, saneamento básico e espaços de lazer, como o Parque Calçadão, para cada vez melhor atender os turístas que vem de diversos estados do Brasil e países do Mercosul.

Vídeo: História de Itapema




Veja também:
Bairro Meia Praia
Praias de Itapema
Cultura de Itapema
Festa em honra a N Sra dos Navegantes
Vídeos de Itapema